Uma bomba de polpa (ou bomba para polpa) é, em geral, um tipo de bomba centrífuga projetada especificamente para o transporte de polpas, que são misturas de sólidos em suspensão em líquidos — geralmente água.
É uma bomba especializada usada para movimentar fluidos contendo partículas sólidas. Essas partículas podem ser abrasivas, corrosivas ou ambas. A bomba de polpa é projetada para resistir ao desgaste e à obstrução, que seriam problemáticos para bombas convencionais.
Principais aplicações por setor industrial:
- Mineração: Transporte de polpas de minério (ferro, ouro, cobre, níquel etc.); Alimentação de hidrociclones, espessadores e flotação; Rejeitos de barragens; Lama abrasiva e lama ácida.
- Indústria de cimento: Transporte de polpa de calcário; Mistura de argamassas e suspensões de cimento.
- Siderurgia: Circuito de lavagem de minério; Polpas com escória ou areia.
- Indústria química: Transporte de soluções com sólidos corrosivos; Suspensões químicas de difícil bombeamento.
- Papel e celulose: Transporte de polpa de madeira (slurry de fibras); Processamento da pasta celulósica.
- Alimentos e bebidas: Processamento de polpas de frutas, vegetais, ou biomassa (em algumas aplicações industriais pesadas).
- Dragagem e saneamento: Bombas de dragagem para remoção de lodo, areia e cascalho de rios, canais e portos.
A maioria das bombas de polpa são centrífugas, mas também existem versões: - Submersíveis. - Pistão / diafragma (alternativas específicas). - Hidrojateadas / hidráulicas (em dragagem).
A bomba centrífuga para polpas é a mais comum. Ela usa um impulsor girando em alta velocidade para gerar força centrífuga, impulsionando a mistura de sólido-líquido pelo sistema. |